Comissão Consultiva

  • Prof. Doutor

    António Rendas

    Reitor da Universidade Nova de Lisboa

    António Rendas nasceu em 1949, em Lisboa, e licenciou-se em medicina pela Universidade de Lisboa, em 1972 obteve o grau de PhD no Cardiothoracic Institute da University of London, em 1977. Foi Investigador Associado em Patologia na Harvard Medical School e no Children's Hospital Medical Center, em Boston, EUA, em 1978. Prestou provas públicas para Professor Extraordinário de Fisiopatologia, em 1979, na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e é Professor Catedrático de Fisiopatologia desde 1982. Foi Diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical durante três anos (1983-1986). Foi Subdiretor da Faculdade de Ciências Médicas entre 1990 e 1996.

    Nomeado Diretor da FCM em 1996 e até 2006. Presidente do Conselho de Reitores, desde Março de 2010 a Setembro de 2014.

    Principais áreas de investigação: patologia respiratória, avaliação biomédica do envelhecimento, educação médica, gestão universitária e indicadores de desempenho.

    Autor e co-autor de 138 comunicações e 76 artigos científicos a nível nacional e internacional. Investigador principal em 7 projectos nacionais.

    Realizou várias consultadorias nacionais e internacionais e é actualmente Membro do Conselho Consultivo de Bolsas de Estudos da Fundação Calouste Gulbenkian, Membro do Conselho Executivo da Association of Medical Schools in Europe, Membro do Comité de Acompanhamento para a Autonomy Scorecard da European University Association, Membro do Comité Executivo da UNICA, Reseau des Universités des Capitales Européennes.