Comissão Consultiva

  • Prof. Doutor

    António Manuel da Cruz Serra

    Reitor da Universidade de Lisboa

    Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, doutorou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico.

    É Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do IST, onde lecciona desde 1978.

    Trabalha na área científica da Instrumentação Electrónica.

    Realiza a sua actividade de investigação científica no Instituto de Telecomunicações (IT) – pólo de Lisboa, desde 1994. Antes disso trabalhou no Grupo de Biomecânica do Instituto Gulbenkian de Ciência (1979-1981) e no Centro de Electrotecnia da UTL do Instituto Nacional de Investigação Científica (1981-1994).

    De 2006 a 2009, foi Presidente da IMEKO, International Measurement Confederation, a principal organização científica internacional na área da Instrumentação e Medidas. Atualmente é Presidente do Advisory Board desta organização.

    É Reitor da Universidade de Lisboa desde 2013

    Foi Reitor da Universidade Técnica de Lisboa (2012-2013).

    Foi Presidente do Instituto Superior Técnico (2009 - 2012).

    Foi Membro do Conselho Directivo do IST e Presidente Adjunto para os Assuntos Administrativos (2002 - 2008).

    No período 2010 - 2012 foi Presidente do Cluster, uma rede constituída por algumas das melhores escolas e universidades europeias de ciência e tecnologia, que inclui um total de 3.000 professores, 11.000 investigadores e cerca de 140.000 estudantes.

    Desde Junho de 2010 é Presidente do Conselho de Administração (não executivo) da Taguspark SA.

    É membro do Conselho Científico do programa de Doutoramento em Engenharia Electrotécnica da Universidade Frederico II de Nápoles.

    É membro do “scientific advisory board” do Departamento de Electrotecnia da Vrije Universiteit Brussel.

    É membro dos painéis de avaliação de projectos de investigação científica, na área de Instrumentação Electrónica, propostos para financiamento às agências governamentais da República Checa, “Grantová gentura Ceské Republiky” e do “Ministero dell’Università e della Ricerca Scientifica e Tecnologica”, da República Italiana.

    É autor de 220 publicações científicas.