Comissão Consultiva

  • Dr.ª

    Paula Guimarães

    Presidente do GRACE

    Desempenha funções no Montepio sendo Diretora do Gabinete de Responsabilidade Social desde Junho de 2006, Administradora Não Executiva das Residências Montepio, formadora voluntária e Presidente do GRACE, em representação da Fundação Montepio, desde 2013. É ainda docente na Universidade de Aveiro e na Universidade Católica.

    Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 1988, Paula Guimarães iniciou a sua carreira profissional como advogada, tendo passado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, onde desempenhou funções de jurista na área da Acção Social, Chefe de Divisão da Ação Social Local e Assessora da Provedora.

    Mais tarde, assumiu o cargo de Chefe da Divisão de estudos e planeamento do desenvolvimento do Instituto para o Desenvolvimento Social em Lisboa.

    Antes de ingressar no Montepio Geral, desempenhou funções como Vice-Presidente do Instituto de Reinserção Social, tendo sido responsável pela coordenação nacional de centros educativos, do centro de documentação e da área da cooperação. Foi também membro do Conselho Nacional de Saúde Mental, Mercado Social de Emprego e da Comissão Nacional para a Política da Terceira Idade.

    Até 2009, ocupou o cargo de docente da licenciatura e pós-graduação em Gerontologia Social, sendo responsável pelas cadeiras de Direito e Direito das pessoas idosas em algumas universidades e institutos do setor público, privado e cooperativo.

    É ainda Oficial da Ordem de Mérito e autora de artigos e publicações científicas nesta área.