Comissão Consultiva

  • Dr.ª

    Rosalia Vargas

    Presidente da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e do Pavilhão do Conhecimento

    Licenciada em Filosofia e Mestre em Comunicação Educacional e Multimédia, o seu percurso académico percorre formações no primeiro ciclo do ensino básico e secundário, na Filosofia, na Educação de Adultos, na Educação e os Media e na Cultura Científica e Tecnológica.

    Vem desempenhando cargos de coordenação e direção nestas diferentes áreas, integrando grupos de estudo e avaliação nacionais e internacionais: Especialista no Benchmarking Study on Scientific Culture for the European Commission (2002), membro do Board do ECSITE – European Network of Science Centres and Museums (de 2001/2007), membro do International Programme Committee of 5th Science Centre World Congress 2008, membro do Conselho Nacional de Educação (desde 2006/2011), foi vereadora da Educação, da Juventude e da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa (2007/2009).

    Foi Delegada Nacional no 7º Programa Quadro Investigação e Desenvolvimento, Comissão Europeia e integrou o Comité Editorial do Programa Harvard Medical School – Portugal. É membro do Conselho Editorial da revista XXI e do Conselho Alta Sophia, da Universidade de Coimbra.

    É Presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva e do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, exercendo ainda competências ao nível da implantação da rede de Centros Ciência Viva em todo o país (1996/2015).

    Desde Junho de 2013 é Presidente do ECSITE – European Network of Science Centres and Museums.