Prof.ª Doutora
Joana Paredes
Líder do Grupo de Investigação “Cancer Metastasis"
i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto
Joana Paredes é Investigadora e Líder do grupo Cancer Metastasis no i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto e Professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Atualmente, é Presidente da Associação Portuguesa de Investigação em Cancro (ASPIC), associação afiliada da EACR (European Association for Cancer Research).
Licenciou-se em Biologia pela Universidade de Coimbra em 1999 e concluiu o Doutoramento pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 2004, tendo desenvolvido o seu projeto no Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) e no Laboratório de Cancerologia Experimental da Universidade de Gent, na Bélgica. Após o doutoramento, trabalhou no Instituto de Ciências da Vida e da Saúde da Universidade do Minho. Posteriormente foi contratada pelo IPATIMUP como Investigadora Auxiliar, ao abrigo do programa Ciência, e depois como Investigadora Principal, no concurso Investigador FCT. Em 2021, constituiu-se como líder do seu próprio grupo de investigação, já no âmbito do consórcio i3S.
Ao longo da sua carreira de investigação científica, sempre desenvolveu trabalho utilizando o cancro da mama triplo negativo como modelo de estudo. O seu objetivo tem sido desafiar o dogma de que a adesão célula-célula precisa de ser perdida para que as células neoplásicas invadam e metastizem para órgãos à distância. Em concreto, demonstrou que a adesão celular mediada pela molécula P-caderina regula a invasão celular coletiva, assim como a aquisição de propriedades estaminais pelas células neoplásicas, defendendo a sua utilização como biomarcador de mau prognóstico em cancro da mama.
Publicou 86 artigos em revistas internacionais indexadas e 4 capítulos de livros. Essas publicações reuniram mais de 4100 citações por pares. Coordenou 18 projetos de investigação e atuou como revisora de bolsas de pós-doutoramento e de doutoramento, bem como de projetos científicos, para concursos nacionais, públicos e privados, assim como para agências de financiamento internacionais. Como mentora, já participou na orientação de 8 alunos de doutoramento e 17 alunos de mestrado.