Investigação

Áreas de Projeto

O Programa Gilead GÉNESE, na sua vertente Investigação, contempla projetos inovadores, geradores de evidência e de conhecimento e que contribuam para fazer avançar a ciência e a investigação produzidas em Portugal. O Programa privilegia projetos orientados para as seguintes temáticas:

Resultados em Saúde

Projetos com impacto nas decisões clínicas e na vida dos doentes, tais como: estudos de resultados a longo prazo, estratégias de diagnóstico e prestação de cuidados inovadoras — incluindo estratégias de ligação aos cuidados — avaliação da qualidade de vida, estudos epidemiológicos ou resultados em saúde em coortes de doentes, entre outros.

Investigação com Aplicação Clínica

Projetos de investigação translacional com potencial aplicação clínica, como por exemplo, relacionados com variáveis de prognóstico ​ou preditivas, entre outros.

Sistemas de Informação em Saúde

Inovação tecnológica para suporte e otimização dos cuidados em saúde

Critérios de Avaliação

As candidaturas submetidas ao Programa Gilead GÉNESE são avaliadas segundo critérios objetivos, amplos e isentos, previamente estabelecidos. Os critérios definidos para a 11.ª Edição do Programa Gilead GÉNESE são os seguintes:

Mérito da Equipa de Investigação

Avaliação da capacidade de execução de projetos anteriores e competências do Requerente, designadamente do Investigador principal do Projeto, da Equipa de investigação e da própria Instituição.

Qualidade do Projeto

Avaliação da pertinência da temática de investigação, em aspetos como originalidade, adequação e aplicabilidade do projeto.

Estrutura, Organização e Metodologia do Projeto

Avaliação do projeto apresentado quanto à adequação da metodologia proposta face à aplicação pretendida.

Comissões de Avaliação

A avaliação das candidaturas apresentadas está a cargo da Comissão Externa de Avaliação de Projetos de Investigação, que é constituída por duas subcomissões, uma dedicada à área da Oncologia e outra focada na área da Virologia, constituídas por peritos que serão os responsáveis pela apreciação da qualidade, pertinência e caráter inovador dos projetos candidatos segundo critérios de avaliação previamente estabelecidos.

Add Your Heading Text Here

Associação Ares do Pinhal

A Associação Ares do Pinhal tem uma população utilizadora de substâncias psicoativas por via fumada e via endovenosa nos quais a prevalência da Hepatite C encontra-se nos 60%. Acompanhamos atualmente 1600 pessoas mensalmente e sendo uma população flutuante importa rastrear e tratar o maior número de utentes para evitar novas infeções e reinfeções bem como proteger a saúde pública. Neste sentido desenvolvemos um projeto de forma a atingir as metas de rastreio (90%) e contribuir para a redução de mortalidade (65%).