José António Pires Gomes Presa Ramos, nasceu a 27 de outubro de 1967 em Viana do Castelo, Portugal.
Licenciado em Medicina pela Universidade do Porto desde 1991. Especialista em Medicina Interna desde 2000.
Consultor Sénior em Medicina Interna desde 2021.
Fez a sua formação em Hepatologia na Unidade de Hepatologia do Hospital Clínico de Barcelona, Espanha, e na Unidade de Transplantação Hepática do Porto.
Em 2000 inicia a reorganização dos cuidados hepáticos em Vila Real, com uma consulta de Hepatologia Geral e um hospital de dia dedicado às doenças do fígado. Em 2007, ajuda a criar a Unidade de Hepatologia, da qual é atualmente director. Continuou a reorganizar os cuidados hepatológicos na sua região, integrando mais colaboradores e dar formação especializada aos internos de Medicina Interna. Atualmente a Unidade conta com 8 hepatologistas.
Em 2012 organiza a Equipa Multidisciplinar de Tumores Hepatobiliopancreáticos.
Colaborador da Universidade de Trás-os-Montes (UTAD).
Investigador em estudos multicêntricos, nomeadamente nos anos mais recentes na área da NASH, CHC, participação no Estudo PREDICT do Consórcio CLIF. Orador em várias conferências com diferentes temas: ascite, Infeção AKI, carcinoma hepatocelular, Hepatite B/C, DHGNA/NASH.
Autor e co-autor de publicações.
Membro da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI); Membro do Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado; Fundador da antiga Sociedade Portuguesa de Hepatologia; Fundador do Grupo de Estudos Português da Coinfeção da Sociedade Portuguesa de Doenças Infeciosas. Membro do Conselho Científico da Sociedade Portuguesa de Alcoologia; Associação Europeia para o Estudo do Fígado (EASL); Associação Internacional do Cancro do Fígado e Associação Americana para o Estudo de Doenças do Fígado.
Membro da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado, sendo atualmente o Presidente da Assembleia-Geral.