Maria da Graça Gregório de Freitas, médica, nasceu em Angola em 26 de agosto de 1957.
Licenciada em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 1980, é especialista em Saúde Pública e Assistente Graduada Sénior desde 1999. Tem o Curso Avançado de Gestão Pública (CAGEP), a Competência de Gestão dos Serviços de Saúde atribuída pela Ordem dos Médicos e o Ciclo de Estudos Especiais em Administração de Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.
Foi Diretora-Geral da Saúde e Autoridade de Saúde Nacional (Chief Medical Officer) entre outubro de 2017 e 31 de julho de 2023 e, de 2005 até 2017, foi Subdiretora-Geral da Saúde, tendo exercido cargos de chefia no Setor Público, desde o final da década de 90 do século passado.
Foi Presidente da Comissão Técnica de Vacinação desde 1998 e coordenou outros programas de saúde pública, nas áreas da promoção e da proteção a saúde e da prevenção da doença.
Desenvolveu, desde 1997, competências e funções na área das Emergências em Saúde Pública tendo Co-Coordenado a elaboração, edição e acompanhamento do primeiro Plano de Contingência para fazer face a uma Pandemia de Gripe, que foi ativado em várias crises, incluindo a Pandemia de Gripe de 2009, servindo de base à resposta inicial à Pandemia de COVID-19.
Destacam-se ainda as funções de membro do Conselho de Administração (Management Board) do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), tendo também representado Portugal no grupo que reúne os Coordenadores dos Programas Nacionais de Vacinação da Região Europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS/WHO, Programa Alargado de Imunização), entre outros grupos internacionais. Foi ponto focal para o Regulamento Sanitário Internacional (RSI / OMS) e para o Sistema de Alerta e Resposta Rápidos (EWRS) da União Europeia.
Lecionou na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, entre 1995 e 2017, como Assistente Convidada, tendo também lecionado na Faculdade de Medicina Dentária da mesma universidade.
Recebeu ao longo da sua carreira diversas homenagens e distinções, que muito a honram, de que se permite destacar ter sido agraciada, em 2023, por Sua Excelência o Presidente da República, com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito.
É membro do Conselho da Escola da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, mantém atividades de cidadania e de ensino, como preletora convidada.