Edição 2022

PROJETOS APOIADOS

À 8ª Edição do Programa Gilead GÉNESE candidataram-se 61 projetos nacionais, 39 de investigação e 22 de intervenção na comunidade, submetidos por diversas entidades desde instituições de base científica e académica a grupos da sociedade civil. Foram selecionados 6 projetos de investigação e outros 6 de intervenção na comunidade. O montante global de financiamento concedido foi de 280.000€

6

PROJETOS DE
INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

6

PROJETOS DE
INICIATIVA COMUNITÁRIA

280K

VALOR
ATRIBUÍDO

PROJETOS VENCEDORES DA 8ª EDIÇÃO DO PROGRAMA GILEAD GÉNESE

PROJETOS DE INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE

Saúde + Perto XXII

Liga Portuguesa Contra a SIDA

Com o apoio do Programa Gilead GÉNESE pretende-se complementar a intervenção da Unidade Móvel de Rastreios, “Saúde + Perto”, com a utilização do equipamento GeneXpert, que permitirá monitorizar a adesão terapêutica das Pessoas que Vivem com VIH e Hepatites Virais e contribuir para a quebra da cadeia de transmissão do VIH, bem como identificar novos casos de VIH, Hepatites Virais e outra Infeções Sexualmente Transmissíveis, nomeadamente Clamídia e Gonorreia. Com este projeto, paralelamente pretende-se ainda promover a literacia em saúde e o acesso à prevenção da infeção por VIH e de outras infeções como VHB, VHC, Sífilis, Clamídia e Gonorreia, através da distribuição gratuita de materiais preventivos e informativos.

Centro de Educação e Prevenção

SOL- Associação de Apoio às Crianças Infetadas pelo Virus da Sida

Promoção/sensibilização na comunidade escolar para a prevenção de comportamentos de risco associados à problemática do VIH e aquisição de comportamentos saudáveis, dotando os jovens de conhecimentos/valores que os ajudem a adotar comportamentos informados e conscientes. O centro promove ações para alunos do 1º,2º e 3º ciclos do ensino básico, secundário e universitário, e contempla uma sessão de informação e esclarecimento abordando questões relacionadas com o VIH.

PIPOP - Portal de Informação Português de Oncologia Pediátrica (renovação)

Fundação Rui Osório de Castro

Para acompanhar o desenvolvimento tecnológico queremos renovar o PIPOP: assegurar maior robustez do site. Garantir que os utilizadores chegam facilmente ao portal e que ao aceder têm uma boa experiência com páginas otimizadas em termos técnicos e de conteúdos: novo design, atualização diária de notícias/eventos, disponibilização de novos conteúdos, parcerias internacionais, traduzir e adaptar a informação e conteúdos existentes à realidade portuguesa (livros, folhetos, vídeos, artigos, etc).

aVista - Qualidade de vida, Diagnóstico e Participação Cívica e Cidadania na população de Pescadores

Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a SIDA

aVista é um projeto de micro eliminação da infeção por VIH, VHC e VHB dirigido à comunidade de pescadores de Vila do Conde. Visa o Diagnóstico de novos casos, através de sessões de rastreio de base comunitária; promover a Qualidade de Vida das pessoas participantes, através de várias iniciativas, e a Participação Cívica e Cidadania numa lógica de empoderamento e capacitação alargada da comunidade ao longo do projeto.

RECOVER - REcuperar doentes com condição pós-COVID-19 através do ExeRcício

Instituto Politécnico da Guarda/Laboratório de Avaliação do Rendimento Desportivo, Exercício Físico e Saúde (LabMov)

O projeto RECOVER pretende reduzir a sintomatologia e melhorar a qualidade de vida de doentes com condição pós-COVID-19. Será criado um programa multimodal de exercício (PME) de fácil implementação para auxiliar a recuperação destes doentes. O projeto terá uma duração de 12 meses e contemplará 5 atividades: recrutamento e avaliação inicial, desenvolvimento do PME, criação da plataforma digital de apoio, implementação do PME (16 semanas; sessões presenciais e à distância) e avaliação final.

Primeira Caracterizacão Serológica Molecular e Sociodemográfica da exposição a Leishmania spp na população infetada pelo VIH na região Norte de Portugal

i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde

A Leishmaniose é uma doença parasitária grave que emergiu como uma importante condição oportunista em doentes VIH+, cujo controlo é prejudicado por limitações nos métodos de diagnóstico e deteção tardia da infeção. É imperativo promover estratégias ativas de triagem e monitorização, permitindo a identificação precoce da infeção por Leishmania nos doentes VIH+. No âmbito da construção de um biobanco propomos determinar o nível de exposição à Leishmania em doentes VIH+ na região Norte de Portugal.

PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO ONCOLOGIA

PRESSING: Protein REcycling SuStaINs Triple Negative Breast Cancer aGgressiveness

i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde

O Projeto “VIH 50+ - Abordagem Integrada do Envelhecimento ativo” tem como objetivo principal caracterizar uma amostra de pessoas com 50 ou mais anos de idade com VIH em termos de qualidade de vida, aferindo fatores psicológicos e psicopatológicos, nutricionais e padrões de atividade física. Desta forma, pretende-se implementar um projeto de intervenção nas dimensões acima referidas para avaliar o seu efeito na melhoria do bem-estar psicológico e físico, no sentido de minimizar o impacto do envelhecimento nesta população, e permitir desenvolver novos planos de intervenção que possam otimizar as competências desta população em lidar com o envelhecimento e os efeitos do VIH.

Desenvolvimento de uma nova geração de conjugados Anticorpo-Sialidase para modificação do glicocálice tumoral como imunoterapia para o carcinoma mamário triplo negativo

Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa

O cancro da mama triplo negativo é um dos cancros da mama com prognóstico mais reservado, muito devido à escassez de alvos terapêuticos que permitam um tratamento eficaz e com poucos efeitos secundários. Recentemente, demonstrou-se que as células tumorais apresentam grandes quantidades de ácido siálico na sua superfície. Este tipo de açúcar atua como uma camuflagem nas células tumorais, protegendo-as da ação do sistema imunitário do doente. O projeto GlycoTARGET tem como objetivo desenvolver uma nova abordagem terapêutica para o cancro da mama triplo negativo, com base num anticorpo ligado a uma enzima, que remove o ácido siálico da superfície das células tumorais de uma forma seletiva, permitindo que estas sejam reconhecidas e eliminadas pelas células imunitárias do próprio doente.

Identificação de neo-antigénios para imunoterapia preventiva de cancro da mama hereditário

Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes

Aproximadamente 10% dos casos de cancro da mama, o cancro mais prevalente no mundo, são familiares. A maioria dos casos familiares são provocados por alterações nos genes BRCA1 e BRCA2. Atualmente, as mulheres portadoras de mutações nestes genes são vigiadas regularmente na clínica e podem recorrer a mastectomia profilática. Estas opções apresentam diversas limitações e riscos, bem como o impacto físico e psicológico na vida da mulher. Existe, por isso, a necessidade de desenvolver estratégias terapêuticas preventivas menos invasivas, como o desenvolvimento de vacinas. Os estudos em curso nesta área baseiam-se na seleção de marcadores característicos das células tumorais, para serem usados sob a forma de vacina na estimulação do sistema imunitário de forma a que este reconheça e destrua novos tumores.

O projeto tem como objetivo identificar marcadores das células que originam cancro em mulheres portadoras da mutação BRCA2, presente em aproximadamente 30% de todas as famílias portuguesas com cancro de mama e ovário hereditário, antes da transformação maligna. A descoberta destes marcadores poderá ser aplicada no desenvolvimento de imunoterapias preventivas menos invasivas.

UBE2C as a prognostic marker and therapeutic target in patients with breast cancer brain metastases

Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes

As metástases cerebrais são uma importante causa de incapacidade e mortalidade em doentes com cancro da mama. O nosso grupo de investigação identificou recentemente o marcador molecular UBE2C como promotor de disseminação das células tumorais para o cérebro. O objetivo deste projeto de investigação é avaliar o papel de UBE2C como marcador prognóstico na doença metastática cerebral de cancro da mama e determinar a eficácia de novas terapias dirigidas usando modelos que simulam a doença humana.

PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO VIROLOGIA

Spiro--lactams as broad-spectrum host-directed drugs for RNA respiratory viroses

FARM-ID - Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa/iMed.Ulisboa/HIV evolution, epidemiology, and prevention group

As doenças causadas pela maioria dos vírus respiratórios de RNA carecem de tratamento eficaz e sobrecarregam os sistemas de saúde, isolam comunidades e devastam economias em todo o mundo. O desenvolvimento de agentes antivirais de amplo espetro, ou seja, medicamentos que podem ser usados para tratar doenças causadas por diferentes vírus, aumentaria a resiliência contra ameaças pandêmicas emergentes e re-emergentes causadas por vírus respiratórios de RNA.

Os espiro-β-lactâmicos são uma nova classe de compostos que exibem atividade potente contra diversos patógenos, como o parasita da malária, HIV e vírus da gripe. Este projeto irá desenvolver e caracterizar a atividade de novos compostos espiro-β-lactâmicos contra os principais vírus respiratórios de RNA (vírus da gripe, vírus sincicial respiratório e SARS-CoV-2) em diferentes sistemas modelo, incluindo ratinhos, e determinar seu mecanismo de ação. O objetivo é desenvolver o primeiro agente antiviral espiro-β-lactâmico para vírus respiratórios de RNA.

Desenvolvimento e avaliação de uma vacina de RNA contra o VIH-1 e VIH-2

Egas Moniz Cooperativa Ensino Superior CRL

Este projeto pretende avaliar o conceito de que glicoproteínas quiméricas do invólucro do VIH1/2 podem ser boas candidatas a uma vacina que proteja da infeção por VIH. Em estudos anteriores demonstrámos que ratinhos imunizados com vírus vacina a expressar quimeras do VIH-1/2, desenvolveram anticorpos que neutralizaram isolados VIH-1/2. O RNA mensageiro correspondente às regiões do gene que codifica para as glicoproteínas quiméricas do involucro do VIH-1/VIH-2 será sintetizado e incorporado em nanopartículas lipídicas, que serão depois injetadas em ratinhos para avaliar a resposta celular e humoral.

Comissão Consultiva

Prof. Doutor
António Parreira

Diretor Clínico do Centro Clínico Champalimaud

Prof.ª Doutora
Helena Canhão

Diretora e Professora Catedrática de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas / NOVA Medical School da Universidade Nova de Lisboa

Prof. Doutor
Jorge Soares

Diretor da Academia das Ciências de Lisboa

Dr.ª
Margarida Couto

Presidente do GRACE – Empresas Responsáveis

Comissões de avaliação

A avaliação das candidaturas apresentadas esteve a cargo das Comissões Externas de Avaliação de Projetos, constituídas por peritos de diferentes áreas, e que são os responsáveis pela apreciação da qualidade, pertinência e caráter inovador dos projetos candidatos segundo critérios de avaliação previamente estabelecidos.

Projetos de Oncologia

Prof. Doutor
André Albergaria

Diretor do Gabinete de Investigação de Translação e Interface com a Indústria no i3S

Prof.ª Doutora
Catarina Geraldes

Diretora do Serviço de Hematologia Clínica do CHUC

Prof. Doutor
Luís Costa

Diretor do Departamento de Oncologia e do Centro de Investigação Clínica do CHULN

Projetos de Virologia

Dr.
António Diniz

Vice-Presidente da Associação Portuguesa Para O Estudo Clinico da Sida

Dr.
José Presa Ramos

Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado

Prof. Doutor
Saraiva da Cunha Luís Costa

Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Doenças Infecciosas e Microbiologia Clínica

PROJETOS DE INICIATIVA COMUNITÁRIA

Dr.ª
Clara Carneiro

Docente convidada do Mestrado Integrado de Ciências Farmacêuticas, no Instituto Universitário Egas Moniz


Fernanda Freitas

Empresária e Empreendedora Social

Dr.
Manuel Pizarro

Eurodeputado*

Dr.
Óscar Gaspar

Presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada


Sandro Resende

Fundador do Manicómio

EVENTO

Os projetos apoiados pelo Programa Gilead GÉNESE na edição de 2022 foram publicamente reconhecidos num evento que decorreu no dia 8 de novembro de 2022 no Auditório da Fundação Champalimaud, em Lisboa. O evento público integrou um painel de discussão dedicado ao tema “Saúde Mais Próxima” moderado por Ana Patrícia Carvalho, jornalista da SIC, com a participação do Prof. Doutor Arlindo Oliveira, Presidente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores; do Dr. Rui Nogueira, em representação da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; do Dr. Luís Goes Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde; e do Dr. Óscar Gaspar, Presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada.

GALERIA

Add Your Heading Text Here

Associação Ares do Pinhal

A Associação Ares do Pinhal tem uma população utilizadora de substâncias psicoativas por via fumada e via endovenosa nos quais a prevalência da Hepatite C encontra-se nos 60%. Acompanhamos atualmente 1600 pessoas mensalmente e sendo uma população flutuante importa rastrear e tratar o maior número de utentes para evitar novas infeções e reinfeções bem como proteger a saúde pública. Neste sentido desenvolvemos um projeto de forma a atingir as metas de rastreio (90%) e contribuir para a redução de mortalidade (65%).