Edição 2023

PROJETOS APOIADOS

À 9ª Edição do Programa Gilead GÉNESE candidataram-se 71 projetos nacionais, tendo sido validados e avaliados 59, 40 de investigação e 19 de intervenção comunitária, submetidos por diversas entidades desde instituições de base científica e académica a grupos da sociedade civil. Foram selecionados 8 projetos de investigação e 5 de intervenção na comunidade. O montante global de financiamento concedido foi de 280.000€.

8

PROJETOS DE
INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

5

PROJETOS DE
INICIATIVA COMUNITÁRIA

280K

VALOR
ATRIBUÍDO

PROJETOS VENCEDORES DA 9ª EDIÇÃO DO PROGRAMA GILEAD GÉNESE

PROJETOS DE INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE:

Projeto integrado de rastreio, sensibilização e tratamento em utentes dos serviços dos programas de Redução de Riscos e Minimização de Danos de Ares do Pinhal

Associação Ares do Pinhal

A Associação Ares do Pinhal tem uma população utilizadora de substâncias psicoativas por via fumada e via endovenosa nos quais a prevalência da Hepatite C encontra-se nos 60%. Acompanhamos atualmente 1600 pessoas mensalmente e sendo uma população flutuante importa rastrear e tratar o maior número de utentes para evitar novas infeções e reinfeções bem como proteger a saúde pública. Neste sentido desenvolvemos um projeto de forma a atingir as metas de rastreio (90%) e contribuir para a redução de mortalidade (65%).

Sol dos Afectos​

SOL- Associação de Apoio às Crianças Infetadas pelo Vírus da Sida

SOL de Afetos - Grupo de Apoio Psicossocial, criado em 2020, para pais de crianças e jovens com VIH, que tem como objetivo a criação de um espaço para os progenitores/cuidadores compartilharem as suas vivências, sejam elas em relação à doença dos seus filhos, tratamento, dificuldades e conquistas no processo de habilitação da criança, sendo este um momento de apoio e partilha entre pares.

3I`s - Indetetável Igual a Intransmissível

Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA)

O Projeto 3 I`s visa a microeliminação da infeção por VIH e Hepatites Virais Crónicas junto de populações mais vulneráveis: refugiados, migrantes, pessoas deslocadas, sem-abrigo, PVVIH e comunidade em Geral, na região norte. Promover-se-á o Diagnóstico de novos casos; o Diagnóstico e Promoção da Qualidade de Vida das pessoas participantes (PVVIH) e a Participação Cívica e Cidadania numa lógica de empoderamento e capacitação alargada da comunidade alvo deste projeto.

APP mobile - Registo do doente

APCL - Associação Portuguesa Contra a Leucemia

O projeto a desenvolver é uma aplicação móvel na área da saúde, destinada tanto a doentes quanto a cuidadores. Esta APP vai oferecer a possibilidade de realizar um registo diário de informações cruciais, incluindo datas de exames e consultas, alertas para medicação, sintomas e perguntas a serem discutidas durante as consultas médicas. Adicionalmente, vai fornecer orientações e alertas de grande utilidade para otimizar a gestão da saúde. Terá um design intuitivo, será construída para simplificar a vida dos utilizadores e promover um acompanhamento mais eficaz da saúde, contribuindo, assim, para a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida.

Mama_Move

Universidade da Beira Interior

O programa MAMA_MOVE – Programa de exercício físico supervisionado para sobreviventes do cancro da mama, procura desenhar e implementar um programa de exercício específico e supervisionado que dê resposta a uma diminuição de aptidão física e funcional, resultado dos efeitos colaterais dos tratamentos de sobreviventes de cancro da mama. De facto, a literatura científica identifica o exercício físico como uma terapêutica não farmacológica, que desempenha um papel fundamental, na melhoria da funcionalidade/aptidão física e na qualidade de vida.
O programa procura ainda compreender melhor dificuldades nas funções de controlo cognitivo, no funcionamento emocional e na qualidade de vida, bem como quais os fatores que levam as sobreviventes a apresentá-las de forma continuada e que fatores contribuem para a diminuição das mesmas. É um programa da Universidade da Beira Interior e abrange a região da Covilhã, Belmonte e Fundão.

PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO ONCOLOGIA

BtoBEAT-TNBC: Establishing lethal combinations with a first-in-class inhibitor of dna damage response against triple-negative breast cancer

Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto

Recentemente, o composto BBIT20, obtido por derivatização de um alcaloide indólico isolado de uma planta medicinal Africana, foi identificado pelo nosso grupo como o primeiro inibidor da via da recombinação homóloga através da disrupção da interação das proteínas BRCA1/BARD1. A inibição da reparação do DNA pelo composto BBIT20, tornará o cancro da mama triplo negativo (TNBC) muito mais vulnerável ao tratamento. Este projeto visa validar combinações terapêuticas letais com o composto BBIT20, as quais irão potenciar a eficácia dos tratamentos standard (incluindo radioterapia, quimioterapia convencional, inibidores da PARP e imunoterapia) e simultaneamente diminuir os seus efeitos secundários. Estas combinações serão muito promissoras no combate à resistência terapêutica observada no TNBC.

E-MAGIC: ExosoMes-derived rAdioresistance siGnature In breast Cancer

i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde

O projeto E-MAGIC centra-se no estudo do cancro de mama triplo negativo, que representa 10 a 15 por centro dos cancros de mama, sendo mais frequente em mulheres jovens. Com este projeto pretendemos clarificar mecanismos de resistência terapêutica mediados por vesículas extracelulares, para desenvolvimento de novas estratégias que melhorem a resposta dos pacientes às terapias convencionais

Dissecting the role of breast cancer-resident microbiota: identification of novel biomarkers of clinical outcome and putative therapeutic targets

Instituto de Medicina Molecular | João Lobo Antunes

Este projeto é liderado pelo Laboratório de Cancro da Mama, parte integrante da estrutura do iMM-Laco Hub e do projeto do iMM-CARE, dedicado à investigação do cancro da mama com o objetivo geral de contribuir para reduzir o cancro da mama metastático. O cancro da mama afeta milhares de mulheres em Portugal todos os anos. O nosso projeto, ao analisar diferentes tipos de cancro da mama incluindo um dos mais agressivos (os tumores “triplos negativos”) visa contribuir para melhorar a resposta terapêutica bem como detetar atempadamente os cancros da mama com potencial metastático. Para isso, estamos a analisar um fator recentemente identificado: a microbiota, constituída por bactérias que se detetam no interior dos tumores da mama. Esta microbiota residente no tumor, pode influenciar a progressão e o tratamento do cancro. Com o nosso projeto, queremos compreender como certas bactérias interagem com as células cancerígenas e com o sistema imunitário do doente. Procuraremos identificar os tipos de bactérias que vivem nos tumores da mama, cultivá-las em laboratório e assim perceber de que forma alteram diferentes propriedades das células tumorais, nomeadamente a fuga à resposta imunitária do hospedeiro (a doente). Propomos ainda utilizar técnicas de imagem avançadas que permitam uma análise detalhada da distribuição das bactérias nos tumores de mama. Por último, queremos analisar o papel das bactérias intestinais, porque podem influenciar as bactérias tumorais e porque, quantitativamente, são mais proeminentes. Estas potenciais interações entre as bactérias do tumor e as bactérias do intestino será cruzada com a dieta das doentes.

TaxCODE - Cracking the Cancer Tubulin Code to Tackle Taxane Resistance and Metastasis in Breast Cancer

i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde

A resistência à terapia continua a ser o principal fator de mortalidade em doentes com cancro. Neste projeto iremos investigar a utilidade clínica resultante de alterações no código da tubulina - um componente estrutural dos microtúbulos que compõe o citoesqueleto e que são atualmente alvos de uma família de fármacos conhecidos por taxanos - de forma a prevermos e melhorarmos a resposta de doentes com cancro da mama aos taxanos.

Interleukin 7 receptor-mediated regulation of lipid metabolism as a potential target for therapeutic intervention in acute lymphoblastic leukemia

Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

A leucemia linfoblática aguda (LLA) é o cancro pediátrico mais frequente. A interleucina-7 (IL-7), uma molécula produzida em múltiplos órgãos do nosso corpo, e o seu receptor (IL-7R), expresso em células do sangue, são essenciais para o bom funcionamento do sistema imune. Contudo, eles podem também contribuir para o desenvolvimento de leucemia. Os nossos estudos demonstraram que a IL-7 e o IL-7R aumentam o metabolismo de lípidos nas células leucémicas. Neste projeto, pretendemos estudar o impacto que este fenómeno (a capacidade da IL-7 de aumentar o metabolismo lipídico nas células de LLA) tem na promoção do desenvolvimento da leucemia, incluindo metastização para o sistema nervoso central. Os nossos resultados poderão ter implicações terapêuticas relevantes no tratamento deste tipo de tumores do sangue.

Development of a Chimeric Antigen Receptor T cell therapy against oncologic-specific glycans

Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

A imunoterapia tem-se posicionado, nos últimos anos, como uma ferramenta terapêutica de grande impacto clínico na luta contra o cancro. A técnica de células CAR T, um dos mais recentes tipos de imunoterapia, baseia-se na modificação de células do sistema imunitário com um gene sintético (CAR) que facilita o reconhecimento e destruição das células tumorais. Atualmente células modificadas com um CAR que reconhece as moléculas CD19 ou BCMA estão aprovadas para alguns linfomas de células B e mieloma múltiplo. No entanto a maioria das terapias de células CAR T em desenvolvimento destroem também tecidos saudáveis que expressam igualmente o biomarcador tumoral. Assim sendo, propomos o desenvolvimento de uma terapia de células CAR T inovadora em que o CAR permite a identificação do sulfato de condroitina, um hidrato de carbono que é comummente adicionado a proteínas como uma modificação pós-translacional, mas que tem uma forma aberrante em cancro. Esta forma aberrante de sulfato de condroitina, encontra-se na maioria dos tipos de cancro, mas, no entanto, é raramente encontrado em tecido saudável. Desta forma, a nossa terapia de células CAR T pode ser usada de forma universal, em qualquer tipo de cancro com toxicidade mínima em tecido saudável.

PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO VIROLOGIA

Epidemiological, clinical and molecular characterization of hepatitis delta in Portugal – the DeltaPT study

Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge

A hepatite delta é a forma mais grave de hepatite vírica. Atualmente, os dados clínicos e epidemiológicos sobre o vírus da hepatite delta (VHD) em Portugal são ainda escassos e, por outro lado, poucos centros têm acesso a testes de RNA. Em 2022, desenvolvemos um estudo piloto em que procedemos à quantificação de RNA e à genotipagem do VHD de doentes com seropositividade para o anticorpo anti-VHD, seguidos num centro de Hepatologia. Pretendemos alargar este estudo a nível nacional e, desta forma, proceder a uma caracterização epidemiológica, clínica e molecular da hepatite delta em Portugal.

miThic-eSwitch - microRNA-specific targeting of HIV latently infected cells using virus-dependent dCas9 control switches

FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências

Apesar de todos os progressos no tratamento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), causada pelo vírus do HIV, a cura efetiva continua distante devido à persistência de células infetadas que podem sobreviver de forma silenciosa durante décadas, até reativarem a produção viral. O nosso laboratório começou a desenvolver um sistema de terapia génica dedicado a detetar a presença destas células e promover a sua eliminação de forma seletiva. O projeto MiThic-eSwitch pretende desenvolver um interruptor molecular capaz de restringir de forma precisa a ativação deste sistema ao tipo celular alvo, reduzindo efeitos indesejados, com um potencial de aplicação alargado a outros contextos de doença que possam beneficiar de terapêuticas de base semelhante.

Comissão Consultiva

Prof. Doutor
António Parreira

Diretor Clínico do Centro Clínico Champalimaud

 

Prof. Doutor
Jorge Soares

Diretor da Academia das Ciências de Lisboa

 

Dr.ª
Margarida Couto

Presidente do GRACE – Empresas Responsáveis

 

Comissões de avaliação

A avaliação das candidaturas apresentadas esteve a cargo das Comissões Externas de Avaliação de Projetos, constituídas por peritos de diferentes áreas, e que são os responsáveis pela apreciação da qualidade, pertinência e caráter inovador dos projetos candidatos segundo critérios de avaliação previamente estabelecidos.

Projetos de Oncologia

Prof.ª Doutora
Joana Paredes

Líder do Grupo de Investigação “Cancer Metastasis" do i3S

Prof.ª Doutora
Catarina Geraldes

Diretora do Serviço de Hematologia Clínica do CHUC

Prof. Doutor
Luís Costa

Diretor do Departamento de Oncologia e do Centro de Investigação Clínica do CHULN

Projetos de Virologia

Prof.ª Doutora
Perpétua Gomes

Membro da Direção da Associação Portuguesa Para o Estudo Clínico da SIDA

Dr.
José Presa Ramos

Presidente da Assembleia-Geral da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado

Dr.
António Maio

Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Doenças Infecciosas e Microbiologia Clínica

PROJETOS DE INICIATIVA COMUNITÁRIA

Dr.ª
Clara Carneiro

Docente convidada do Mestrado Integrado de Ciências Farmacêuticas, no Instituto Egas Moniz


Fernanda Freitas

Empresária e Empreendedora Social


Sandro Resende

Fundador do Manicómio

EVENTO

À 9ª Edição do Programa Gilead GÉNESE candidataram-se 71 projetos nacionais, tendo sido validados e avaliados 59, 40 de investigação e 19 de intervenção comunitária, submetidos por diversas entidades desde instituições de base científica e académica a grupos da sociedade civil. Foram selecionados 8 projetos de investigação e 5 de intervenção na comunidade. O montante global de financiamento concedido foi de 280.000€.

GALERIA

Add Your Heading Text Here

Associação Ares do Pinhal

A Associação Ares do Pinhal tem uma população utilizadora de substâncias psicoativas por via fumada e via endovenosa nos quais a prevalência da Hepatite C encontra-se nos 60%. Acompanhamos atualmente 1600 pessoas mensalmente e sendo uma população flutuante importa rastrear e tratar o maior número de utentes para evitar novas infeções e reinfeções bem como proteger a saúde pública. Neste sentido desenvolvemos um projeto de forma a atingir as metas de rastreio (90%) e contribuir para a redução de mortalidade (65%).